Tem um/a filho/a pequeno(a) e gostava de criar rotinas de arrumação com o
seu/sua filho(a)?
Gostava de conseguir organizar o quarto do seu/sua filho(a) de forma a que ele(a) possa ter um espaço tranquilo, de brincadeira e de leitura?
Estas dicas são para si!
Estratégias de arrumação:
É importante que desde muito cedo, a sua criança seja um membro integrado e participativo no momento de arrumação do seu espaço.
Antes de iniciar a arrumação com a sua criança, informe a criança que esse momento está a chegar: “ Daqui a pouco vamos arrumar”. De forma mais clara, indique à sua criança que vai contar até 20 (faça a contagem de forma descontraída), conte e comece o momento de arrumação, incentivando-o(a) a arrumar. Esta pré-iniciativa vai permitir criar uma rotina segura, pois a sua criança já saberá o que vai acontecer depois. Também poderá usar “canções de arrumação” para o(a) preparar para o momento:
Eu conheço duas que vos deixo aqui:
1ª
"Está na hora de arrumar,
as coisinhas no lugar”
(repetir estrofes)
2ª
“Vamos arrumar
Começa devagar
Depois de começar
Não podes mais parar”
(repetir estrofe)
**Em ambas as canções pode improvisar e introduzir pormenores do dia-a-dia, tornando assim a canção mais pessoal
Para criar rotinas de arrumação é importante que:
1. A arrumação dos brinquedos – após brincar – faça parte da rotina diária;
2. Que arrumar seja um momento divertido. Poderá incentivar a “atirar os brinquedos para dentro do cesto” ou mesmo “fazer desaparecer os brinquedos”;
3. Seja uma tarefa clara. Arrumar pode significar muita coisa…Pode significar colocar os livros na estante; colocar os brinquedos num cesto, etc…Seja claro! Nomeie e exemplifique (sempre) associando as palavras à tarefa, como “vamos colocar os livros na estante?”; “Vamos esconder os brinquedos (legos, carro, etc…) no cesto?”;
4. Esteja preparado e com tempo pois vai haver momentos em que a sua criança vai ajuda-lo(a) alegremente a arrumar os objetos e depois de forma igualmente alegre vai agarrar, por exemplo, no cesto dos brinquedos e tirar TUDO para fora. É normal, significa que possivelmente a sua criança está mais interessada no processo de encher e esvaziar (processo matemático) ou mesmo no facto de os objectos “desaparecem” no cesto ou armário;
5. Respire fundo e faça o processo de novo, é importante (embora não aconselhe - de todo - que insista com a criança ao ponto de a saturar) que complete a tarefa, para que esta, mais uma vez , seja uma rotina bastante clara.
Organização do
quarto:
1. Crie
zonas diferenciadas, facilmente identificáveis:
· Crie um espaço com armário baixo de estantes
onde poderá colocar os brinquedos a uso, assim como alguns cestos (facilitam
na altura de arrumar) e um tapete confortável próximo, onde a sua criança possa
estar a brincar confortavelmente;
· Crie um recanto calmo e tranquilo para leitura,
coloque uma pequena estante com os livros do seu bebé- deverá estar ao seu
alcance de forma a que possa livremente escolher o livro a explorar e a ler –
coloque um tapete e algumas almofadas fofinhas de maneira a tornar o espaço
confortável e se possível coloque também um espelho na parede (os bebés adoram
ver-se ao espelho e é óptimo para desenvolverem a consciência corporal;
2. Mantenha
o quarto arrumado (sem tralha), com espaços livres;
3. Opte
por móveis de arrumação modulares, que podem ser reciclados mais tarde;
4. Os
armários, estantes ou baús, caixas, cestos e cabides deverão estar a uma altura
mais baixa, permitindo que a sua criança participe desde cedo na arrumação do
seu espaço;
5. Renove
e altere periodicamente os brinquedos, materiais, objectos de exploração e
livros no quarto (e uns, coloque outros), criando assim factores de novidade.
Exemplo de organização quarto:
Exemplo de organização quarto:
Alguns
exemplos de organização retirados do Pinterest:
Espaço de leitura:
![]() |
Lemon Lime Adventures |
Espaço para brinquedos:
Espero ter ajudado.
Brinquem muito!
Sem comentários:
Enviar um comentário