domingo, 15 de janeiro de 2017

Como criar rotinas de arrumação com o seu/sua filho/a?

Tem um/a filho/a pequeno(a) e  gostava de criar rotinas de arrumação com o seu/sua filho(a)? 
Gostava de conseguir organizar o quarto do seu/sua filho(a) de forma a que ele(a) possa ter um espaço tranquilo, de brincadeira e de leitura?
Estas dicas são para si!

Estratégias de arrumação:

É importante que desde muito cedo, a sua criança seja um membro integrado e participativo no momento de arrumação do seu espaço. 
Antes de iniciar a arrumação com a sua criança, informe a criança que esse momento está a chegar: “ Daqui a pouco vamos arrumar”.  De forma mais clara, indique à sua criança que vai contar até 20 (faça a contagem de forma descontraída), conte e comece o momento de arrumação, incentivando-o(a) a arrumar. Esta pré-iniciativa vai permitir criar uma rotina segura, pois a sua criança já saberá o que vai acontecer depois. Também poderá usar “canções de arrumação” para o(a) preparar para o momento:

Eu conheço duas que vos deixo aqui:

"Está na hora de arrumar,
as coisinhas no lugar”
(repetir estrofes)


“Vamos arrumar
Começa devagar
Depois de começar
Não podes mais parar”
(repetir estrofe)

**Em ambas as canções pode improvisar e introduzir pormenores do dia-a-dia, tornando assim a canção mais pessoal


Para criar rotinas de arrumação é importante que:

1.   A arrumação dos brinquedos – após brincar – faça parte da rotina diária;

2.   Que arrumar seja um momento divertido. Poderá incentivar a “atirar os brinquedos para dentro do cesto” ou mesmo “fazer desaparecer os brinquedos”;

3.  Seja uma tarefa claraArrumar pode significar muita coisa…Pode significar colocar os livros na estante; colocar os brinquedos num cesto, etc…Seja claro! Nomeie e exemplifique (sempre) associando as palavras à tarefa, como “vamos colocar os livros na estante?”; “Vamos esconder os brinquedos (legos, carro, etc…) no cesto?”;

4.  Esteja preparado e com tempo pois vai haver momentos em que a sua criança vai ajuda-lo(a) alegremente a arrumar os objetos e depois de forma igualmente alegre vai agarrar, por exemplo, no cesto dos brinquedos e tirar TUDO para fora. É normal, significa que possivelmente a sua criança está mais interessada no processo de encher e esvaziar (processo matemático) ou mesmo no facto de os objectos “desaparecem” no cesto ou armário;

5.    Respire fundo e faça o processo de novo, é importante (embora não aconselhe - de todo - que insista com a criança ao ponto de a saturar) que complete a tarefa, para que esta, mais uma vez , seja uma rotina bastante clara.

Organização do quarto:

1.   Crie zonas diferenciadas, facilmente identificáveis:

·   Crie um espaço com armário baixo de estantes onde poderá colocar os brinquedos a uso, assim como alguns cestos (facilitam na altura de arrumar) e um tapete confortável próximo, onde a sua criança possa estar a brincar confortavelmente;
·   Crie um recanto calmo e tranquilo para leitura, coloque uma pequena estante com os livros do seu bebé- deverá estar ao seu alcance de forma a que possa livremente escolher o livro a explorar e a ler – coloque um tapete e algumas almofadas fofinhas de maneira a tornar o espaço confortável e se possível coloque também um espelho na parede (os bebés adoram ver-se ao espelho e é óptimo para desenvolverem a consciência corporal;

2.   Mantenha o quarto arrumado (sem tralha), com espaços livres;

3.   Opte por móveis de arrumação modulares, que podem ser reciclados mais tarde;

4.  Os armários, estantes ou baús, caixas, cestos e cabides deverão estar a uma altura mais baixa, permitindo que a sua criança participe desde cedo na arrumação do seu espaço;

5. Renove e altere periodicamente os brinquedos, materiais, objectos de exploração e livros no quarto (e uns, coloque outros), criando assim factores de novidade.
 
Exemplo de organização quarto:



Alguns exemplos de organização retirados do Pinterest:

Espaço de leitura:

Lemon Lime Adventures




 Espaço para brinquedos:





Espero ter ajudado. 
Brinquem muito!

      




Sem comentários:

Enviar um comentário