terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Hora do conto

Ah!! Aquele momento tranquilo e perfeito em que se senta a si e à sua criança e escolhendo um livro, lê alegremente uma história enquanto a sua criança permanece quieta e atenta….


Acertei ?!? Não? 
Então, se este cenário “idílico” não é o que se passa em sua casa…este post é para si!

Comecemos então pelo princípio...Gostava de conseguir fazer com que a sua criança se interesse pela leitura?Então e antes de tudo as perguntas que  se deve fazer, são:

1.       O meu filho/a tem livros adequados à sua idade, no seu quarto/espaço?

2.       Ele(a) pode explorá-lo (a)s livremente?

3.       Vou alterando os mesmos para manter o interesse e a curiosidade?

4.       Proporciono um espaço tranquilo, sem muito estímulos onde ele(a) pode explorar os livros?

5.       O meu filho/a tem liberdade para escolher a história que vou ler?

6.       Deixo o meu filho/a apropriar-se da história? Sigo as suas indicações, o seu foco de interesse?

7.    Faço pausas, vocalizações alternadas, personifico as personagens, introduzo objetos reais que fazem parte da história, músicas ou outros?

8.       Conheço as histórias que leio?


Não se assuste! Não é necessário ser um contador de histórias profissional para conseguir obter a atenção do seu filho(a). Aliás, você (mãe, pai, avó…família) tem à partida todas as vantagens no que diz respeito à capacidade de captar a atenção da sua criança.
Portanto, relaxe…não existe ninguém mais apto no mundo para este pequeno desafio!

Dito isto, vamos bater uma a uma as questões que lhe deixei:


1.       O meu filho/a tem livros adequados à sua idade, no seu quarto/espaço?
2.       Ele(a) pode explorá-lo (a)s livremente?

Os livros do seu filho(a) devem ser adequados para a sua idade, ou seja, enquanto o seu filho é muito pequeno deve ter livros resistentes (de cartão) ou impermeáveis (daqueles que podem ser levados para a hora do banho!), para que a sua criança possa manusear, brincar, explorar o objeto livros de uma forma livre, ou seja, possa, pegar, folhear, morder, rasgar à vontade.

Estes livros devem estar ao dispor da sua criança, de preferência ao seu alcance e “devem” ser adicionados como objeto de interesse/brincadeira/momento de hora conto/entre outros  num momento do dia (sugiro que seja num mesmo momento do dia de forma a criar rotina), permitindo assim que a sua criança se aproprie do objeto/do livro/ da história.

Quando tiverem aproximadamente 12 a 18 meses e poderá dar a experimentar outros livros. Mesmo enquanto crianças pequenas poderá ler livros sem que tenham de ser de cartão ou laváveis (vá, não fique triste!).

3.       Vou alterando os mesmos para manter o interesse e a curiosidade?

É importante que consiga alterar os livros que coloca à exploração do seu filho(a), para tal poderá não colocar os livros todos que tem ao seu dispor (alterando-os ou revessando-os) e poderá (eu sou utente assídua) usar as muitas bibliotecas municipais.

4.       Proporciono um espaço tranquilo, sem muito estímulos onde ele(a) pode explorar os livros?

Igualmente importante é que o momento da vossa hora do conto seja num espaço tranquilo, confortável e sem muito estímulos para evitar alguma dispersão que possa existir.

5.       O meu filho/a tem liberdade para escolher a história que vou ler?
6.       Deixo o meu filho/a apropriar-se da história? Sigo as suas indicações, o seu foco de interesse?

Dê a oportunidade ao seu filho(a) para escolher (por exemplo entre 3 livros que coloca ao dispor) a história que vai ler (mesmo que considere que o seu filho(a) escolheu pela capa e sim…mesmo que seja o mesmo livro que leu no dia anterior).

Deixe que o seu filho(a) explore (folhei) o livro, antes de ler, pergunte à sua criança se quer que lhe leia aquele livro.

Quando estiver a ler, siga os interesses que a sua criança lhe demonstrar (ou por uma imagem ou por uma personagem…), faça as paragens necessárias, explore um pouco o seu foco de interesse na história, mas - subtilmente - volte à história que está a contar, pois é muito importante que esta tenha um início, um meio e um fim.

7.    Faço pausas, vocalizações alternadas, personifico as personagens, introduzo objetos reais que fazem parte da história, músicas ou outros?

Acho que não lhe estou a contar novidade nenhuma quando lhe digo que é importante que não seja monocórdico, faça as pausas, as virgulas, as interrogações, as exclamações e se quiser as vozes das várias personagens, associe musicas (podem ser infantis ou não) e faça um pouco de “magia” por exemplo, ao retirar do livro alguns dos seus objetos (exemplo: um livro que tenha uma bola, pode fazer uma pausa ao contar a história e “retirar” do livro uma bola real, entregando-a à sua criança).

8.       Conheço as histórias que leio?

Deixo por fim uma sugestão, que para mim é das mais importantes….
Antes de ler ao seu filho(a), conheça, leia e aproprie-se você da história, para que lhe  seja mais fácil dar ênfase e fazer as pausas no momento certo e  assim transmitir a mensagem/história.

Idealmente uma boa história deverá:

Ser curta; Ter várias personagens que interagem; Ter falas (e vozes!) diferentes; Ser concreta (fáceis de transpor para a realidade concreta do dia-a-dia da sua criança); Ter repetições (momentos da história que se repetem ou falas que se repetem); Ter “suspense” (uma boa história tem um momento de auge, de “tensão”, que depois se resolve no fim); Ser interativo (permitirá que a criança se relacione com a história e ou imagem) e claro muito importante ter uma boa história e ilustração!

Se ler, a leitura e os livros são importantes para si e se for um “amor” que deseja passar para o seu filho(a), não se preocupe demais, pois ele(a) perceberá - com o tempo - que é uma forma positiva de interagir consigo, mesmo que no futuro não venha a ser um avido leitor, será - para a vida - um momento vosso.

Boas leituras!



Sem comentários:

Enviar um comentário