sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Tintas Caseiras - Parte I

Hoje traga-vos uma atividade para pais/avós corajosos! 

Esta receita de tinta caseira é especialmente para bebés mais pequenos e vai trazer muito divertimento, mas também (sejamos sinceros) muita "sujeira"!

Guarde esta atividade para um dia que tenha tempo, prepare tudo (eu já vou dizer como) para minimizar os "danos" (quando digo danos falo de chão, paredes, roupa e cabelos pintados) e garanto-lhe que a vai ser um momento de pura brincadeira em que a sua criança vai ter "aquele brilhozinho nos olhos", porque simplesmente ele(a)s adoooooram esta atividade!!



Material que vai precisar:
  • Lona/manga plástica ou toalha de mesa impermeável;
  • Cartolinas ou caixas de cartão;
  • Pincéis.
Como preparar a atividade: 

  • Primeiro e mais importante organize esta atividade num espaço da sua casa (no Verão pode preparar num qualquer jardim municipal) que seja fácil de limpar (nada de alcatifas ou tapetes...); 
  • Arranje espaço à volta; retire ou recolha cortinados, tudo o que tenha tecidos, roupas, livros (que não sejam laváveis), entre outras coisas susceptiveis de "manchar";
  • Coloque uma lona/manga plástica no chão (compram-se muito barato nas drogarias) ou se não tiver coloque uma toalha de mesa (relativamente grande) daquelas impermeáveis;
  • Depois da lona/manga plástica/toalha de mesa impermeável, coloque várias cartolinas (pode usar caixas de cartão desmanchadas) juntas no chão (se quiser fixe-as no chão com fita adesiva, para ser mais fácil a exploração).

Receita de Tinta Caseira:

Material: 
Tacho; Coador; Varinha mágica; 3x Taças.

Ingredientes:
1Kg de cenouras; 4 Beterrabas médias/grandes; 1 Kg de Espinafres.

Como fazer:
Cozer separadamente todos os ingredientes (Espinafres, Beterraba e Cenouras); Coar os legumes para um recipiente e guardar a agua da cozedura; Colocar os legumes em taças separadas e tritura-los; Adicionar a água da cozedura (no legume correspondente) até atingir a textura que desejar.

Pode adicionar para além da água da cozedura, farinha Maizena até atingir uma textura mais elástica.

Nota

Coloquei nos materiais a necessidade de ter pincéis, mas esta só se aplica se a sua criança já tiver essa competência adquirida (correspondente à coordenação de pegar no pincel e pintar com este). Se a sua criança for mais pequena, incentive-a (se for necessário) a pintar com as mãos.

Lembre-se que as crianças até aos 3 anos aprendem com os sentidos. Conseguir proporcionar-lhe experiências diferentes só vai enriquecer a sua aprendizagem e promover o seu desenvolvimento saudável!

Divirtam-se!!

Sem comentários:

Enviar um comentário