quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Como fazer base de trabalho e reduzir “efeitos colaterais” pós-brincadeira

Olá a todo(a)s, hoje trago-vos uma ideia muito (super!) simples para criar uma base de trabalho fácil de limpar e que garantidamente vai reduzir a confusão que por vezes fica depois de muita brincadeira e exploração plástica.

Pode e deve aumentar o tamanho consoante o seu objetivo e também consoante a idade da sua criança, ou seja, se a sua criança for pequena (até 18 a 24 meses), provavelmente não possui total controlo da sua coordenação motora (motricidade global e fina). 
Nesse caso, aconselho que a base de trabalho seja o suficientemente grande para cobrir qualquer “dano” que possa acontecer, quando por exemplo estiver a pintar. Também poderá logo à partida querer fazer uma base de trabalho que sirva de “manta” dando espaço para que a sua criança possa explorar de uma forma livre e confortável.

Eu fiz bases pequenas, pois precisava de preparar as mesmas para uma sessão do “Histórias para Brincar” , onde vamos explorar, brincar e criar com plasticina caseira.

Aqui fica o material necessário:

·         Pelicula colante transparente dura (eu chamo assim, porque não sei o nome, mas basicamente é papel para forrar livros) – Existe 2 versões, uma mais flexível e uma mais dura, é aconselhável usar a dura uma vez que estamos a fazer uma base de trabalho e é necessário que dê alguma estabilidade;

·         1x Régua;

·         1x Tesoura;

·         Fita-cola transparente ou fita adesiva de cor (para selar os cantos da base);

·       Opcional – Papelinhos, feltro, papel lustre, brilhantes, papel jornal, desenhos (se for da sua criança melhor! Fica muito giro!)

Como fazer:

·     Escolher um tamanho (comprimento da base) – Se a sua criança for pequena é melhor que seja GRANDE.Eu fiz uma base de 20 cm de comprimento e 15 cm de altura ( em forma de rectângulos);

·         Cortar 2x medidas idênticas da película colante transparente dura;

·     Tirar a película de proteção e colocar sobre uma mesa com a cola virada para cima (eu coloquei algumas tiras de fita-cola a prender a película, de forma a não se enrolar);

·       Colocar o material que quiser para decorar sob  a cola (é preferível que seja material plano para não criar muitos socalcos na base).
Eu coloquei uns restos de feltro que tinha;

·      Retirar (aos poucos) a película de proteção da 2ª película colante transparente dura e colar sob a cola. Passar com a mão enquanto vai colando a película de forma a não criar bolhas;

·       Passar fita- cola transparente ou fita adesiva de cor em todos os cantos ( com o tempo, a cola perdendo as suas propriedades e senão prevenir fixando os cantos, vai ficar sem base, pois as peliculas vão-se abrir).

E já está!! Uma base de trabalho original e personalizada, que lhe vai poupar muito tempo de limpeza!

Brinquem muito!!

Sem comentários:

Enviar um comentário