terça-feira, 7 de março de 2017

Querida Maria Café

Foto Blog "Viver Alternativo"
Ontem dei por mim a pensar nas Marias Café .(talvez seja deste cheirinho a quase-primavera)

Alguém se lembra delas?

Alguém se lembra como era bom explorar e descobrir esses seres rastejantes, pequeninos e pretos que vivem debaixo da terra?

E de como era boa a sensação de sermos pequenos/grandes exploradores e cientistas?

A sensação que tenho, é que  hoje em dia, as crianças estão confinadas num mundo demasiado limpo, demasiado “protegidas” (do quê?!), ficando esse “bichinho” da descoberta tão típico das crianças adormecido à força das circunstâncias.

Mexer na terra e explorar tonou-se um verbo/ação a evitar por causa dos “germes”, por causa dos “bichos”, por causa da “roupa” e por causa dos “outros” e não  o que deveria ser…um momento de brincadeira e descoberta! Um momento onde aprendemos  que existem outros seres vivos para além de nós, seres esses que vivem noutros habitats, com reações, locomoções, digestões diferentes.

No fundo, onde aprendemos através de uma “brincadeira” simples, entre muitas outras coisas/competências, a respeitar a natureza  e a biodiversidade.

Depois de criança, quantas Marias Café tive eu coragem de descobrir?
Continuo com essa fome de descobrir mais e aprender coisas novas sobre os outros, sobre mim e sobre o mundo e a passar essa "mensagem"?

Eu gosto de pensar que sim…que sou (ainda hoje) movida a curiosidade, ingenuidade e vontade de aprender.

Ainda assim…tenho saudades desses tempos  em que descobrir Marias Café ao mexer (e remexer) na terra me sabia ao Mundo!

Fica o meu desafio para todos:
Que nesta Primavera que se aproxima, todo(a)s possam ter mais tempo de (pura e simples) brincadeira e exploração no exterior...só porque sim. E que descubram muitos desses seres estranhos com nome fofinho de ...Maria Café!


Sem comentários:

Enviar um comentário